Você sabe a diferença entre Porcelana e Cerâmica?


Cerâmica, porcelana, gress, faiança, melamina, vidro. São tantos materiais diferentes que fica impossível não surgirem dúvidas na hora de escolher a louça de sua casa. A maior dúvida de nossos clientes é a diferença entre a Porcelana e a Cerâmica. Vamos falar um pouquinho sobre ela!

Para começar, um termo muito utilizado nessa área é louça, que é o coletivo e agrega todos os itens produzidos com estes materiais: cerâmica, faiança e porcelana. Todos são feitos com argila ou barro, queimados em fornos de alta temperatura e se diferem apenas pela composição dos elementos, temperatura de queima e consequente grau de porosidade das peças.

 

Cerâmica

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Seu nome vem do grego “kéramos”, que significa “terra queimada” ou “argila queimada”. É um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.

Jogo de Jantar Cerâmica Oxford - Composê
Composê da Linha Unni Yellow e Floreal La Carreta - Cerâmica

Hoje em dia, além da argila, são usados outros elementos na fabricação, como feldspato e sílica, e também podem ser acrescentados aditivos, tanto para acelerar a secagem quanto para dar mais rigidez ao resultado final. Com grande resistência, a cerâmica costuma ter a porosidade um pouco maior  que a porcelana.

A cerâmica também é um excelente isolante térmico. Essa é uma excelente característica para as panelas, significa que uma vez quentes, ela demora a perder calor, e por isso ajuda a manter os alimentos quentinhos até o final da refeição.

A Cerâmica usada pela Oxford é do tipo StoneWare, a qual garante absorção de água muito próxima à da porcelana, entre 2% e 5%. A maioria das cerâmicas e faianças existentes no mercado possuem absorção entre 12 e 18%, fazendo da Cerâmica Oxford, uma cerâmica de altíssima resistência e qualidade.

 

Porcelana

O processo de produção da porcelana surgiu na China por volta de 1.300. Ela difere da cerâmica principalmente pela composição da massa, que contém Caulim, quartzo e feldspato, e queima em temperaturas mais altas. O que dá a este material a característica de possuir 0% de porosidade, um aspecto vítreo e, em alguns casos, translucido.

A diferença entre a porcelana e a cerâmica também aparece no custo. Devido à diferença em matéria prima utilizada e processo de fabricação, a porcelana tem maior resistência e elegância, refletindo em seu valor.

Jogo de Porcelana Oxford
Composê da linha Coup Black e Coup Serene - Porcelana

Sem perder a sua característica principal (0% de absorção de água), a porcelana Oxford é queimada a uma temperatura inferior, o que economiza energia e recursos naturais. A porcelana convencional usa uma chama redutora, que gera uma combustão com grande quantidade de fumaça e perda de calor. Já a Oxford utiliza uma chama oxidante, que é obtida através de uma queima perfeita de combustível e oxigênio, gerando somente calor e não fumaça, eliminando emissão de gases poluentes na atmosfera.

Na Porcelouças você encontra porcelanas e cerâmicas Oxford, nas linhas brancas, decoradas e coloridas. Tudo para que você encontre a louça do seu jeitinho, com a máxima qualidade disponível no mercado.

Acesse as nossas redes sociais para novidades e curiosidades: Facebook  -  Instagram